Nós também temos nossos Guetos
(Morro Dona Marta- Rj) O problema do crescimento das favelas no Rio de Janeiro já é um velho conhecido das manchetes dos jornais, matéria prima abundante para a produção de notícias, embora, boa parte delas se dedique em difundir as cenas de violência cotidiana. No final do ano passado, houve a pacificação do Morro da Dona Marta, tornando-se o verdadeiro laboratório das ações de segurança pública do estado. Mas uma decisão tem passado “quase despercebida” nas manchetes dos jornais cariocas. Desde o começo de janeiro, está sendo construindo um muro em torno da favela, que terá 3 mestros de altura e 643 de comprimento. Segundo o argumento do governo do estado “um muro de contenção” para evitar seu crescimento e a destruição da mata atlântica pela ocupação irregular e a proposta é erguer mais fortalezas de contenção em tornos de outras comunidades que se situam na zona sul da cidade. Estima-se que o gasto com cada um desses muros seja da ordem de 1 milhão de reais. O muro, claramente repr...