Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Eu sou a Beira do Mundo

"Eu sou a Beira do Mundo!"

Imagem
(Foto de Marcos Prado: Livro - Jardim Gramacho) Só recentemente assisti ao polêmico documentário de Marcos Prado lançado em 2004 ¹ , que ao narrar o cotidiano dos catadores de lixo do aterro do Gramacho, no Rio de Janeiro, depara-se com a desconcertante Estamira Estamira, mulher goiana, moradora da periferia carioca, prostituída na adolescência, espancada pelo marido, mãe solitária, vítima de estupro, catadora de lixo. Por muitos, considerada louca e feiticeira, grita em pleno aterro do Gramacho: “- eu sou a beira do mundo !”. Como que num lampejo, parece enxergar o tempo e lugar nos quais, muitos ficaram depositados. Como diz ela própria, o lugar dos “ restos ”, ou dos “ descuidos ”; o abismo do mundo conectado. Estamira, assim como os demais freqüentadores e por vezes moradores do Gramacho são ao mesmo tempo, no dizer de Cancline, diferentes, desiguais e desconectados , entretanto, talvez mais uma categoria ainda os acolha: esquecidos. (Foto de Marcos Prato: Livro - Jardim Gramacho) ...