Por uma história Humana
Esse texto foi escrito como agredecimento à turma História-URCA 2005.1 que, carinhosamente, homenageou-me em sua colação. Agradeço-os de coração. Por uma história humana Sônia Meneses A história sempre me emocionou e despertou em mim todas as sensações, que nós podemos sentir: indignação, raiva, tristeza, prazer, alegria, amor. Além de todos os espaços nos quais a história se desenrola – dos bancos das praças aos campos de batalha – penso que é dentro de nós que ela ganha as cores mais vivas, principalmente quando somos capazes de olhar para nosso tempo e pensar outros com sensibilidade e humanidade; afinal, tentamos falar de homens e mulheres que um dia viveram como nós. Mas talvez, há que se perguntar: o que é ser historiador em nossos dias? Qual o nosso papel social? Ao longo dos quatro anos que passamos na universidade tornamo-nos aptos a falar em eventos, conceitos, sistemas políticos, culturas, sociedades, enfim, tornamo-nos especialistas em história. Mas poucas vezes ess...