Postagens

Mostrando postagens com o rótulo Quem quer ser um leitor?

Quem quer ser um Leitor?

Imagem
Acabei de assisti a dois filmes que estiveram entre os ganhadores do Oscar desse ano.“O Leitor” e “Quem quer ser um milionário?”. O que mais me chamou atenção neles é que, de maneiras diferentes, ambos trazem a questão da memória como elemento importante de suas narrativas.  O Leitor apresenta, sob uma ótica bastante inabitual, a temática do holocausto rompendo com o olhar maniqueísta sobre a questão e complexificando o papel desempenhado por alguns membros da polícia nazista. Tem a ousadia de nos emocionar ao revelar-nos a história de uma mulher mais velha e seu jovem amante numa Alemanha arrasada do pós-guerra, mais do que isso, toca na ferida aberta sobre a participação do cidadão comum alemão nas ações desencadeadas nos anos de guerra. É possível mesmo que a população alemã não soubesse o que se passava nos campo de concentração? É a questão posta em uma das cenas. A memória a todo o momento é acionada, seja a partir do olhar retrospectivo do homem atormentado pelo seu passado...