Postagens

Mostrando postagens com o rótulo 20 anos depois que o muro caiu: ilusão e perversidade. Esperança?

20 anos depois que o muro caiu...Ilusão e perversidade. Esperança?

Imagem
Muro da Cisjordânia que começou a a ser construído em 2002 A principal imagem que tenho do dia 9 novembro de 1989 é a do jornal nacional com seus repórteres, quase abraçados aos alemães comemorando a queda do muro. Na conjuntura política mundial, aquele momento foi considerado um símbolo para o fim da guerra fria, ou da bipolarização do mundo em norte-sul, capitalismo-comunismo. Foi o momento máximo de apologia ao mundo globalizado, unido, reunido, ou como diria o grande intelectual Milton Santos, da globalização como fábula. Mas, ao contrário da fábula, o que vimos se realizar desde então foi um mundo caracterizado por aquilo que Milton também definiu como globalização perversa, marcada pela exclusão cada vez mais severa de grupos humanos em várias partes do mundo, do domínio da técnica e do pelo poder dos meios de comunicação que ajudaram a fabricar a fábula de uma democracia global, conceito, há muito esvaziado de um sentido social e ético mais amplo. Mas, talvez o que 1989 possa n...